qua
07
set
2016

ricardo-trauma-centro-de-imagem-foto-francisco-franca-7

O governador Ricardo Coutinho entregou, nessa terça-feira (6), a reforma e modernização do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. Foram quase 500 m² de reforma, revitalização e modernização do CDI representando um investimento de cerca de R$ 2,5 milhões. O novo CDI recebeu um aparelho de tomografia computadorizada, com digitalização das imagens e capacidade para realizar mais de 3 mil exames por mês. A vice-governadora Lígia Feliciano, deputados e representantes da área médica também participaram do evento.

Na ocasião, Ricardo visitou as instalações do novo Centro de Diagnóstico por Imagem, assistiu a uma apresentação musical e ainda foi presenteado com dois livros sobre o Hospital de Trauma de João Pessoa. “Estamos melhorando a qualidade da prestação do serviço público de saúde. Este aparelho vai proporcionar uma agilidade maior, com um sistema mais moderno e complexo, que diminui o tempo de realização do exame para poucos segundos e que dê uma especificidade maior a tomografia. Todos os computadores do hospital terão acesso aos resultados, desde a sala de cirurgia até um consultório médico, inclusive o HTop, que é o hospital de retaguarda do Trauma. Trata-se de um investimento muito forte na saúde porque entendemos que nesta área um segundo pode ser fatal, por isso é preciso que a gente tenha os melhores equipamentos para salvar vidas”, destacou o governador.

Ainda de acordo com Ricardo Coutinho, a Paraíba é o Estado que possui a maior rede proporcional de saúde, mas ainda precisa ampliar o atendimento. “Avançamos muito na área da saúde, mas ainda temos muito a fazer. Queremos abrir, assim que possível, o Hospital de Oncologia de Patos, que irá desafogar o atendimento aos pacientes com câncer no Hospital Napoleão Laureano. Porém o Governo do Estado não tem condições de manter o hospital sozinho, precisamos dos repasses financeiros do Governo Federal e estamos aguardando isso”, observou.

O antigo tomógrafo do Hospital de Trauma está em funcionamento há 15 anos, e passa por manutenções mensalmente. O novo equipamento de tomografia vai funcionar 24 horas por dia. “Na hora que a tomografia for feita, o médico pode imediatamente ver o resultado, onde quer que esteja. A parte de imagem é fundamental para agilizar o atendimento aos pacientes. Também quero focar o nosso cuidado com as crianças, nós preparamos um ambiente com desenhos, pinturas, muito mais humanizado para elas e o tomógrafo que já funcionava aqui no Trauma será voltado para o atendimento infantil. Minha gratidão a todos que fazem este hospital ter cada vez mais qualidade”, disse a secretária da Saúde, Roberta Abath.

Para o superintendente da Cruz Vermelha Brasileira (CVB), Milton Pacífico, a parceria entre a CVB e o Governo do Estado tem muito êxito. “A união das forças faz com que esse hospital evolua a cada dia. Esse novo CDI é a realização de um sonho, porque traz uma mudança radical. Hoje nosso sistema está todo moderno, digitalizado, sem o uso de produtos químicos, enfim, é uma mudança significativa. Nesse tomógrafo novo uma tomografia de corpo inteiro leva cerca de 10 segundos para ser feito, enquanto no antigo seria em torno de 15 minutos. O nosso Centro está adequado, oferecendo as melhores condições de atendimentos para os pacientes”, frisou.

O aparelho de última geração vai trazer melhores condições de tecnologia e mais agilidade para o trabalho dos profissionais da unidade de saúde. “É um avanço enorme para a parte diagnóstica, para o conforto dos profissionais, porque saímos de uma era analógica para uma era digital, isso melhora o tempo de resposta, já que em segundos o médico tem a imagem com qualidade a sua disposição. É uma evolução muito grande e amplia a quantidade de exames, o novo aparelho pode realizar uma média de 3 mil atendimentos por mês”, enfatizou a diretora geral do hospital, Sabrina Bernardes.

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br