ter
18
out
2016

descerramento-da-placa-da-sede

 

fachada-da-sede-do-conselho-municipal-de-saudeO Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB) inaugurou, na manhã desta segunda-feira (17), sua nova sede. O espaço fica localizado no prédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) e foi planejado para acolher melhor os 223 secretários municipais de saúde, além da equipe técnica do Conselho. A solenidade contou com as presenças da vice-governadora Lígia Feliciano e da secretária de Saúde, Roberta Abath.

“Em meio aos problemas financeiros que o país tem passado, o desafio é fazer mais com menos recursos. Nossa missão é se dedicar para que as pessoas tenham uma saúde melhor e, consequentemente, mais vida. O novo espaço do Cosems acolherá, também, novas ideias e soluções para prestar serviço público de qualidade e saúde da população. Acredito no Brasil e no bom trabalho”, disse a vice-governadora Lígia Feliciano, durante a solenidade de inauguração.

A nova sede recebeu o nome de Adalgisa Maria Gadelha Vale Granjeiro, aprovado pelos secretários presentes na 6ª Assembleia Geral Ordinária. Adalgisa foi secretária de Saúde do município de Monteiro, responsável pela implantação e qualificação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na 4ª Macrorregião de Saúde e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na Paraíba. Ela morreu em abril deste ano.

“A homenagem é mais do que justa a alguém que cumpriu seu papel e deixou em cada um de nós a presença viva do dever com a saúde. Sigamos com este dever, trabalhando em prol do bem estar dos paraibanos. Que os novos secretários cheguem para somar e levar o compromisso com a saúde para todos”, afirmou a secretária estadual de Saúde, Roberta Abath.

Também presente na inauguração, o presidente do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira, salientou a importância do novo espaço. “Desejo a todos muito sucesso na nova sede mas, não apenas isso. Que seja um momento de estreitar ainda mais os laços com a SES-PB e estabelecer um trabalho firme, trazendo serviços de excelência à população”, disse.

A equipe do Cosems tem dois assessores técnicos, dois assessores jurídicos, uma assessora de comunicação e quatro apoiadores (cada um responsável por uma Macrorregião de Saúde).

“O objetivo da implantação da nova sede é trazer mais conforto para equipe técnica e atender melhor os 223 secretários municipais de saúde. Nosso papel é tirar dúvidas e qualificar permanentemente estes gestores através de cursos, seminários congressos e workshops. Consequentemente, levamos um melhor serviço de saúde para a população. Aos novos secretários, que começam a gestão em janeiro, desejamos que dêem continuidade ao trabalho, lutando pelo Serviço Único de Saúde (SUS) e pelo bem estar de todos”, comentou a vice-presidente do Cosems-PB, Sandra Núbia Brilhante.

Cosems-PB – O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB) é um importante espaço político no processo de construção do Sistema Único de Saúde (SUS). É uma entidade sem fins lucrativos, com o objetivo de representar os 223 secretários municipais de saúde da Paraíba junto às instâncias institucionais do SUS. É por meio do Conselho que o gestor municipal garante espaço e poder de decisão perante o Conselho Estadual de Saúde e a Comissão Intergestores Bipartite.

Ao lado das ações políticas institucionais, o Cosems-PB oferece uma série de atividades e serviços dentre os quais o mais importante é atualização constante do Gestor Municipal de Saúde sobre todos os assuntos deliberados pelas instâncias do SUS, bem como o acompanhamento de projetos que representem recursos financeiros para os Municípios.

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br