sáb
05
nov
2016

Imagem_TSE

A próxima legislatura será mais jovem em 67 Câmaras Municipais da Paraíba formadas por vereadores eleitos em outubro com idades entre 18 e 39 anos. O Legislativo mais novo será o do município de Princesa Isabel, localizado no Sertão. Lá, dos 11 parlamentares que tomarão posse em janeiro, 10 estão na faixa etária mais nova e apenas um está entre os 40 e 64 anos, conforme levantamento feito pelo Correio.

As Câmaras de Areia de Baraúnas, Juarez Távora e Pilõezinhos também terão a maioria dos novos legisladores jovem. Dos nove eleitos nesses municípios, oito têm entre 18 e 39 anos e apenas um entre 40 e 64 anos, o que mostra uma elevação no número de jovens nos parlamentos.

A Paraíba se destaca diante do cenário nacional quando no País, o número de jovens eleitos para o cargo de vereador caiu 9,6% em comparação com os resultados das eleições municipais de 2012. No Brasil, o perfil médio do jovem vereador mostra um homem perto de completar 26 anos de idade, do sexo masculino, solteiro e com ensino médio completo.

Sobre grau de escolaridade, há dois grupos grandes. Além da maioria (43,9%), que possui ensino médio completo, 29,1% já haviam concluído algum curso de graduação quando foram eleitos.

Por outro lado, 146 Câmaras Municipais na Paraíba terão, a partir de 2017, mais de 50% de vereadores com idades entre 40 a 64 anos. A Câmara mais velha no Estado será a de Alhandra quando os 11 parlamentares eleitos têm mais de 40 anos. Logo em seguida aparece Monteiro. Lá, dos 13 eleitos, 12 têm idade acima dos 40.

Portal Correio


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br