dom
11
dez
2016

expominas-artesanatos-paraibano-1

O Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), em parceria com o Sebrae, levou 22 artesãos paraibanos para a 27ª Feira Nacional do Artesanato, que acontece até este domingo (11), na Expominas, em Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais. A seleção dos artesãos se deu por meio de edital público que, de forma criteriosa junto à curadoria, escolheu as melhores peças representadas pelos profissionais.

Estão envolvidos indiretamente cerca de 500 artesãos de cooperativas e artesãos distribuídos numa área total de 86m² de estande. Os produtos expostos são de variadas tipologias (madeira, algodão colorido, cerâmica, brinquedo popular, tecelagem, couro, crochê, renda renascença, labirinto e metal), das cidades de João Pessoa, Bayeux, Campina Grande, Cabaceiras, Esperança, Riachão do Bacamarte, São João do Tigre, Camalaú, São Sebastião do Umbuzueiro, Sumé, Prata, Monteiro, Zabelê, Guarabira, Areia, Bananeiras e Mamanguape.

“O primeiro dia do evento foi voltado apenas para lojistas e vendemos muito bem. Não foi fácil chegar até aqui, mesmo com as dificuldades somamos nossas forças com o Sebrae para que nossos artesãos fossem atendidos. Agradecemos também ao secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Lindolfo Pires, por todos os esforços e, assim, ajudarmos nas vendas desses profissionais”, destacou a gestora do PAP, Lu Maia.

A artesã Ana Lúcia, da renda renascença de João Pessoa, fechou uma boa encomenda. “O importante não é apenas vender aqui direto aos lojistas, mas manter o contato direto com eles para garantir uma boa relação comercial para futuras parcerias”, disse.

Mais sobre a Feira – O evento, que em 1989 começou com apenas 60 stands e 200 expositores, hoje se orgulha de ser considerada a maior da América Latina. Em 2009, 8 mil expositores de todos os estados do Brasil e outros 12 países da América Latina, África e Europa, ocuparam 1.100 stands do maior centro de convenções de Minas Gerais: o Expominas. Cerca de 170 mil visitantes, movimentaram 71,4 milhões de reais.

Organizada pelo Instituto Centro CAPE, a Feira Nacional de Artesanato faz parte do Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Também está classificada como evento cultural, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.

Atualmente é uma das melhores feiras do Brasil, onde é possível encontrar também artesanato de outros países como o Paquistão, África, Peru e Bolívia. Os visitantes podem ainda participar de cursos, oficinas, shows e concurso de presépios.

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br