qua
25
jan
2017

DSC07674

O Hospital Regional de Princesa Isabel (HRPI) realizou, na manhã desta quarta-feira (25), ação educativa sobre prevenção e tratamento da hanseníase.

A atividade, com palestras e distribuição de impresso, faz parte da programação relacionada à Semana Mundial de Combate e Prevenção da Hanseníase e tem por objetivo fornecer informações destinadas à população.

O evento, realizado na recepção da unidade, que integra  rede hospitalar estadual, contou com a participação de pacientes e servidores do HRPI, com foco especial em grupo de grávidas.

As palestras foram ministradas pelos médicos Edmilson Policarpo de Sá e Jailson da Paixão. Os dois alertaram o público presente sobre as causas e tratamento da doença.

Jailson da Paixão disse “que o diagnóstico precoce da doença é imprescindível para o tratamento correto e a cura”.

Já Edmilson Policarpo de Sá lembrou que “a hanseníase era, antigamente, desde os tempos bíblicos, conhecida como lepra. Trata-se de doença infectocontagiosa crônica, transmitida por meio do contato direto com o doente que não está em tratamento, cuja contaminação pode se dar pela fala, tosse, espirro ou secreção nasal”.

Ele explicou que “a doença apresenta vários sintomas, como lesões [manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas] na pele com diminuição da sensibilidade no local, atingindo também os nervos da área afetada”.

“Caso o diagnóstico e o tratamento sejam tardios, podem ocorrer sequelas, como incapacidade física. A doença atinge homens e mulheres, adultos e crianças, mas tem tratamento e cura, com assistência médica e remédios fornecidos de graça pelo Sistema Único de Saúde. A prevenção é o maior instrumento que se tem para combater a hanseníase e o preconceito milenar sobre a doença”, afirmou.

Segundo a enfermeira Caliane Marques, do setor de Acolhimento e Humanização do HRPI, “a ação de hoje foi muito produtiva, pois a informação é o meio eficiente de combate à doença. A unidade [HRPI] amplia as informações para seus funcionários e usuários que, por sua vez, as repercutem às suas famílias e, por extensão, se reproduzem entre a população”.

O evento contou ainda com a participação dos Apoiadores Regionais Daniele Santana e Franciele Alves, da 11ª Gerência Regional de Saúde (11ª GRS) de Princesa Isabel.

Abaixo, mais imagens do evento.

DSC07669

 

DSC07677

DSC07673

 

DSC07689


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br