qui
16
mar
2017

DSC07874
“Eu quero salvar uma vida”, diz a agricultora Maria Aparecida Ramalho da Silva

ArturA campanha lançada nas redes sociais para doação de medula para o jovem estudante Artur Medeiros Santana Barbosa, de 15 anos, natural de Flores (PE), atraiu na manhã desta quinta-feira (16) mais de 100 pessoas ao Hemonúcleo de Princesa Isabel.

Diagnosticado com aplasia medular (doença rara que compromete o funcionamento da medula óssea e causa falhas na produção de plaquetas), Artur divulgou vídeo nas redes sociais na esperança de encontrar um doador 100% compatível e realizar o transplante, já que seus pais e familiares não se enquadram no perfil.

Em Princesa Isabel, a campanha da web recebeu a adesão das estudantes Lygia Lopes e Maria Alves, que viralizou na região e incentivou o cadastro de doadores de medula óssea no Hemonúcleo de Princesa Isabel, neste primeiro dia, com mais de 100 pessoas de Princesa Isabel, São José de Princesa, Manaíra e Tavares, além dos vizinhos municípios pernambucanos de Flores e Triunfo.

DSC07873

Professor da rede estadual de ensino em Princesa Isabel, Wagner Martins, 33, natural de São Paulo (capital), é dos um dos adeptos da mobilização. “Estou fazendo isso movido por algo absolutamente obrigatório para qualquer humano: solidariedade”, afirmou.

 

DSC07880

A agricultora Maria Aparecida Ramalho da Silva, 28, de Princesa Isabel, resumiu numa frase emblemática sua iniciativa: “Eu quero salvar uma vida, é meu desejo”.

 

A também agricultora Cícera Daniele, 22, de Flores (PE), disse que a campanha a tocou, “pois é sempre bom a gente fazer o bem sem olhar a quem”.

 

Lygia Lopes disse que viu o vídeo de Artur na internet através de um amigo de Flores na rede social e, de imediato, fez uma postagem pedindo a ajuda de amigos na região.

“Fiquei sensibilizada com a causa e, mais ainda, pelo fato de que, mesmo  em estado crítico, Artur esbanja alegria, vontade de viver intensamente, sem se deixar abater pela doença que, com a proteção de Deus e a ajuda de todos, vai ser superada”, destacou Lygia.

 

Maria Alves, por sua vez, explicou que, a partir da publicação de Lygia, compartilhou a campanha, pois já havia vivenciado uma situação idêntica.

“Perdi um amigo, Vinícius Caldas, acometido também de uma doença grave. Isso marcou muito e ampliou minha determinação em aderir de corpo e alma à luta pela vida de Artur”, relatou.

 

Técnica de enfermagem do município e tia de Artur, Marleide Bezerra Siqueira agradeceu a todos pela mobilização.

“Com as graças de Deus e cooperação de todos, vamos salvar Artur. Pra ser sincera, eu já esperava uma proporção grande da campanha, pois continua sendo enorme a mobilização nas redes sociais, com a participação de centenas de pessoas de todos os lugares da nossa região de Princesa Isabel e do Vale do Pajeú”, afirmou Marleide.

“Em nome de toda a família, agradeço a todos pela solidariedade demonstrada, um a um, de cada lugar, de cada município. Deus haverá de recompensar todos, igualmente. Por fim, agradeço também às repartições municipais e estaduais em Princesa Isabel, seus dirigentes e todos os integrantes, pela mão amiga, pela solidariedade expressa”, finalizou Marleide.

Para doar

Os interessados devem ter entre 18 e 60 anos, boas condições de saúde, doar sangue de qualquer grupo (tipo) e se cadastrar no banco de medula óssea.  No Hemonúcleo de Princesa Isabel, o serviço prossegue nesta sexta-feira, das 7h às 12h. Em Pernambuco, as pessoas devem procurar uma unidade do Hemope.

A chance para Artur encontrar um doador é em média de 1 em 100 mil. Ele está internado no Real Hospital Português, no Recife (PE).

 

DSC07869

 

DSC07866

 

DSC07868

 

DSC07896

 

DSC07901


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br