sáb
27
maio
2017

FB_IMG_1495745268209

O Conselho Municipal de Saúde de Princesa Isabel – PB (CMS/PI), em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, convida a todos para participar da Etapa Municipal da 2ª Conferência Nacional de Saúde da Mulher, como tema “DESAFIOS PARA INTEGRIDADE COM EQUIDADE”. O evento acontecerá no dia 31 de maio de 2017, das 7h30 às 13h30, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, onde serão realizadas as inscrições e entrega de certificados.

PROGRAMAÇÃO

07:00H CREDENCIAMENTO E ENTREGA DO MATERIAL

08:00H FORMAÇÃO DE MESA E ABERTURA

08:30H PALESTRA COM CONFERENCISTA

09:00H DEBATE

09:30H INTERVALO PARA O LANCHE

10:00H TRABALHOS EM GRUPO

11:30H PLENÁRIA, APROVAÇÃO DAS PROPOSTAS

12:30H ELEIÇÃO DOS DELEGADOS

13:00H ENCERRAMENTO

Esta Conferência será o espaço político de debate de ideias, de enraizamento de valores e práticas para o desenvolvimento da capacidade de formulação que propicie o crescimento da força das mulheres para se livrarem do jugo patriarcal, do machismo, do sexismo e da misoginia e que contribua para o avanço do controle social no SUS, para a garantia da atenção integral à saúde das mulheres, sem qualquer forma de preconceito e discriminação.

EIXO I – O PAPEL DO ESTADO NO DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO E AMBIENTAL E SEUS REFLEXOS NA VIDA E NA SAÚDE DAS MULHERES

Falar do papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus impactos na vida e na saúde das mulheres na atualidade é um exercício de análise das complexas relações de disputa de poder entre as forças econômicas, sociais e políticas do âmbito do Estado, do Mercado e da Sociedade Civil.

EIXO II – O MUNDO DO TRABALHO E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA VIDA E NA SAÚDE DAS MULHERES

No atual contexto da globalização da economia, as reestruturações produtivas, sob a égide da flexibilização, direcionam mudanças no mercado e na organização do trabalho, sem considerar impactos das desigualdades de gênero, assim como as condições de trabalho e a saúde sofrem variações segundo o sexo e a mão de obra. A flexibilização tem como alvo a redução do custo da mão de obra, com promessa de geração de emprego e renda para instituir uma reforma trabalhista que impõe institucionalizar o negociado sobre o legislado.

EIXO III – VULNERABILIDADES NOS CICLOS DE VIDA DAS MULHERES NA POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL A SAÚDE DAS MULHERES

A abordagem de gênero é fundamental para pensarmos as diferentes vulnerabilidades as quais as mulheres estão sujeitas nesse cenário social, cultural, econômico e político. Partindo desse lugar da desigualdade de gênero, faz-se necessário aportar vulnerabilidades sociais e culturais como classe social, raça, etnia, geração, orientação sexual, identidade de gênero, deficiências, acrescidas de outras como processos de saúde/adoecimento como HIV/AIDS, hanseníase, transtornos mentais, violência de gênero, condições de vida, mulheres do campo, da floresta e das águas, mulheres das cidades, mulheres em situação de rua, encarceradas, em situação de conflitos de terra, de fronteira, de guerra, entre outras.

EIXO IV – POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES E PARTICIPAÇÃO SOCIAL

A 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres (2ª CNSMu) acontece em um momento especial de luta democrática e de resistência, e ainda sob os ecos do processo de mobilização da 15ª Conferência Nacional de Saúde, fazendo valer a trajetória de conquistas das mulheres para o avanço da democracia participativa, reafirmando o SUS como impulsionador de direitos e cidadania, de acesso às ações de saúde, educação, seguridade social, essencialmente constituído por valores promotores de relações mais humanizadas, com mais vínculo e afeto.

Ascom-PMPI


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br