ter
11
jul
2017

Temer já torrou R$ 100 milhões para mexer na sua aponsetadoria

Rejeitado por mais de 90% dos brasileiros, Michel Temer já gastou mais de R$ 100 milhões para comprar o apoio de meios de comunicação com uma campanha que tenta convencer a sociedade de que ela deve aceitar que um governo ilegítimo, fruto de um golpe parlamentar, mexa na aposentadoria dos brasileiros; os gastos são quase dez vezes maiores do que o orçamento previsto para essa campanha; o dinheiro gasto com a publicidade sobre a reforma é o equivalente a 55% de todo o orçamento para campanhas publicitárias do governo neste ano, avaliado em R$ 180 milhões e é também maior que os gastos com programas sociais como os que preveem a defesa dos direitos das mulheres.

Impopular, ilegítimo e encurralado por denúncias de corrupção, Michel Temer anda torrando milhões do erário público para seguir adiante com seu plano de acabar com a aposentadoria dos brasileiros.

O governo de Michel Temer, rejeitado por mais de 90% dos brasileiros, já gastou, em 2017, R$ 100 milhões com uma campanha publicitária para defender a necessidade da reforma da Previdência, uma das principais bandeiras do governo.

Os gastos são quase dez vezes maiores do que o orçamento previsto para essa campanha. Os dados estão disponíveis no portal da LAI (Lei de Acesso à Informação) do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle.

O dinheiro gasto entre janeiro e junho de 2017 com a publicidade sobre a reforma é o equivalente a 55% de todo o orçamento para campanhas publicitárias do governo neste ano, avaliado em R$ 180 milhões. É também maior que os gastos do governo com programas sociais como os que preveem a defesa dos direitos das mulheres.

A reforma da Previdência, que ainda tramita no Congresso Nacional, é defendida pelo governo Temer como essencial para diminuir parte do rombo nas contas públicas. A equipe econômica do governo estimou o deficit previdenciário em R$ 149 bilhões, o maior desde 1995.

Por conta da polêmica envolvendo as mudanças propostas pelo governo, como o estabelecimento de uma idade mínima para aposentadoria, o Planalto dedicou boa parte do orçamento destinado a ações de utilidade pública para a campanha sobre a reforma da Previdência. O orçamento previsto pela Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência da República) para as campanhas publicitárias do governo em 2017 era de R$ 180 milhões.

Inicialmente, a campanha estava prevista para custar R$ 13 milhões. Esse dado foi disponibilizado pelo governo em atendimento a um pedido de acesso à informação via LAI.

As informações são de reportagem de Leandro Prazeres no UOL.

Brasil 247


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