seg
11
set
2017

Coral Vozes Passageiras

Os corais “Vozes Passageiras”, formado por apenadas da Penitenciária de Recuperação Feminina “Maria Júlia Maranhão”; e “Vozes para a Liberdade”, da Penitenciária “Sílvio Porto”, participarão pela primeira vez do Festival Paraibano de Coros (Fepac), que será realizado em novembro pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) na Sala de Concertos  Radegundis Feitosa, no  Departamento de Música da universidade. Os corais fazem parte do projeto de ressocialização desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária – Programa Cidadania é Liberdade.

Com arranjos e regência do maestro Daniel Berg, as meninas do “Vozes Passageiras” vão se apresentar na noite do dia 16 de novembro, com 20 integrantes. As reeducandas vão cantar as músicas: Mulher Rendeira, (cancioneiro popular), Trem Bala, (Ana Vilela), Porta do Sol (Fuba) e Happy Day (Negro Spiritual).

Já o coral masculino “Vozes da Liberdade”, vai se apresentar na primeira noite do festival, dia 14, e cantará as músicas: É preciso saber viver (Roberto Carlos), Trem Bala (Ana Vilela), Paraíba Jóia Rara (Tom Oliveira) e Vá penseiro (Verdi).

De acordo com a gerente executiva de Ressocialização, Ziza Maia, o coral da Penitenciária Desembargador Silvio Porto existe desde 2014, quando iniciou a partir das aulas de educação do EJA na disciplina de português. Em 2015,  foi criada a banda Novos Horizontes, o que impulsionou o coral, porém no final de 2016 a banda acabou tendo em vista as progressões de diversos reeducandos que participavam dela. O Coral ainda sim continuou ensaiando com a ação voluntária do maestro Daniel Berg, da UFPB, e o técnico vocal Sérgio Gerarde, que é funcionário do Judiciário.  Atualmente, o Coral Vozes da Liberdade conta com 23 reeducandos e os ensaios acontecem uma vez por semana.

Já o Coral Luz, do Centro de Reeducação Feminina Maria Julia Maranhão, criado em 2014, atuou até meados de 2015, quando foi extinto devido à progressão de regime das reeducandas que participavam dele. No início de 2017, em uma ação da professora de Língua Portuguesa, juntamente com a direção da unidade, foi criado o Coral Vozes Passageiras. A partir de maio deste ano o maestro Daniel Berg (UFPB) e o técnico vocal Sérgio Gerarde (Judiciário) passaram também de forma voluntária a ensaiar o Coral. Os ensaios acontecem uma vez por semana e o Coral hoje conta com 15 reeducandas.

“Dentro da Política de Reintegração Social que vem sendo desenvolvida no Estado desde 2011 a cultura faz parte dos eixos de atuação do Programa Cidadania é Liberdade, por meio das práticas de músicas onde temos tido apoios de alguns voluntários. Temos encontrado diversos talentos e ainda provocado o despertar para a arte da música, do canto. Podemos afirmar que as práticas de músicas aliadas à educação tem contribuído com a disciplina, com o comportamento e com o projeto de redirecionamento das atitudes e principalmente da vida”, avalia Ziza Maia.

Os ensaios estão ocorrendo às quintas-feiras, pela manhã nos respectivos presídios, sob a coordenação de Sérgio Gerarde, servidor do Tribunal de Justiça da Paraíba.  O projeto hoje tem o apoio da Vara das Execuções Penais, por meio da juíza da Vara das Execuções Penais de João Pessoa, Andréa Arcoverde Cavalcanti Vaz.

O XV Festival Paraibano de Coros (Fepac), evento de caráter nacional, ocorre de 14 a 18 de novembro de 2017, em João Pessoa (PB). O festival é uma realização da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA), e parceiros. Desde a primeira edição, em 2003, o festival é coordenado pelo professor do Departamento de Educação Musical da UFPB, maestro Eduardo Nóbrega.

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br