seg
30
out
2017

capa_livro

A professora e estudiosa da longevidade Marta Pessoa lança o livro “É tempo de cuidar. Eles envelheceram: E agora?”, no dia 9 de novembro, às 19h, na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa. O livro tem enfoques variados sobre os cuidados com os familiares idosos e será apresentado pela professora e escritora Ana Adelaide Peixoto Tavares.

Segundo a autora, a sociedade atual começa a enfrentar um dos seus mais importantes desafios, o fenômeno do envelhecimento populacional. Ela detalha: “Este livro fala da consequência mais imediata deste cenário: uma população idosa que vai precisar de cuidados, em maior ou menor grau. Quem e como se vai cuidar deles, são perguntas com poucas respostas”.

“No contexto deste livro, o termo cuidar não se refere somente à assistência provida pelos profissionais de saúde que apoiam o dia a dia do idoso e são conhecidos, no Brasil, como cuidadores. O cuidar que aqui se discute é o praticado pelos filhos, amigos ou responsáveis e tem um sentido mais amplo, com a conotação de que cuidar significa ajudá-los a viver de uma forma digna, respeitável, inclusiva e apoiada”, explica.

O livro tem prefácio assinado pelo presidente do Centro da Longevidade (ILC) – Brasil, Alexandre Kalache, e um texto da idealizadora do projeto e cofundadora do Mundo Prateado, Maristela Velloso.

Marta Pessoa A autora – Marta Pessoa é co-fundadora do Mundo Prateado, uma plataforma de difusão e curadoria de informações destinadas ao idoso e sua rede de apoio. Foi professora da Universidade Federal da Paraíba e diretora da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, atuando no mundo da internet acadêmica. É mestre em Ciência da Computação e pós graduada pelo Instituto Coppead de Administração, em Formação de Executivos. Atualmente é superintendente da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social do Estado do Rio de Janeiro.

Secom-PB


  Compartilhe por aí: 1 Comentário

Uma resposta para “Especialista lança livro sobre os cuidados com os familiares idosos”

  1. Flávia Dantas de Sousa disse:

    Eu venho vivendo esse dilema com minha mãe e todos viraram as costas nos cuidados e a sugestão é coloca-la num abrigo. E tenho que trabalhar e criar meu filho de 8 anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br