qua
21
nov
2018

O último adeus ao velho guerrilheiro Paulo Mariano_texto de Tião Lucena

“A tarde sumia debaixo de nuvens escuras que de repente surgiram para entristecer o céu.Era a tristeza que faltava para retratar a saudade que começava a tomar conta do peito de cada um. E como tinha saudade nesse fim de tarde no Parque das Acácias. Era o adeus a Paulo Mariano. Um adeus que a eterna namorada Terezinha não aguentou terminar. “Não aguento ver isso”, disse ela para os filhos, sem conter a emoção ao ver o seu companheiro de 50 anos baixar à sepultura. Yure, o filho que veio de longe, se despediu do pai prometendo honrar o seu legado. E leu um trecho do mais novo livro de Paulo, onde ele diz: “Ao viajar no meu tempo muitas vezes caminhei até atingir algumas paragens; noutras, demorei propositadamente no momento em que o atingimento era meu lugar. E hoje, quando paro para pensar, misturo as lembranças nas quase memórias, cutuco a saudade e noto claramente que estou aprendendo a envelhecer”. Quando tudo terminou e a grama cobriu o chão, os pingos caídos do céu anunciavam a chegada do guerrilheiro aos braços de Deus”, assinala Tião Lucena.

Por Tião Lucena

O adeus a Paulo Mariano

A tarde sumia debaixo de nuvens escuras que de repente surgiram para entristecer o céu.

Era a tristeza que faltava para retratar a saudade que começava a tomar conta do peito de cada um.

E como tinha saudade nesse fim de tarde no Parque das Acácias.

 

Saudades antigas retratadas nos cabelos brancos de Eduardo Abrantes e saudades novas, recém chegadas com as lágrimas que caíam dos olhos  de Luciano Arroz, o genro que se fez filho e como filho adotivo foi companhia constante e testemunha ocular dos últimos passos do guerreiro.

Era o adeus a Paulo Mariano.

Um adeus que a eterna namorada Terezinha não aguentou terminar. “Não aguento ver isso”, disse ela para os filhos, sem conter a emoção ao ver o seu companheiro de 50 anos baixar à sepultura.

Yure, o filho que veio de longe, se despediu do pai prometendo honrar o seu legado.

E leu um trecho do mais novo livro de Paulo, onde ele diz:

Ao viajar no meu tempo muitas vezes caminhei até atingir algumas paragens; noutras, demorei propositadamente no momento em que o atingimento era meu lugar. E hoje, quando paro para pensar, misturo as lembranças nas quase memórias, cutuco a saudade e noto claramente que estou aprendendo a envelhecer”.

Quando tudo terminou e a grama cobriu o chão, os pingos caídos do céu anunciavam a chegada do guerrilheiro aos braços de Deus.

Blog do Tião Lucena


  Compartilhe por aí: 2 Comentários

2 respostas para “Tião Lucena e o último adeus ao eterno guerrilheiro Paulo Mariano”

  1. Yuru mariano disse:

    Valeu , tião pelo belo texto.
    Papaí está bem, e ciente de que cumpriu sua missão .

  2. Neto disse:

    Bela homenagem, ao conterrâneo Paulo Mariano, que Deus conforte todos da família, em especial D. Terezinha, filhos, netos, parentes e amigos, companheiros que sentirão saudades !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br