qui
04
jul
2019

Tovar-pesquisas-UEPB

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) destacou ontem (3) duas pesquisas realizadas pelo Laboratório de Desenvolvimento e Caracterização de Produtos Farmacêuticos (LDCPF) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que tem testado a palma forrageira e o agave para tratar lesões de pele e, até mesmo, reduzir a taxa de colesterol no sangue. Os estudos estão sendo realizados por alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) e do Departamento de Farmácia.

“É por isso que sempre defendo a educação e mais investimentos em pesquisas. A UEPB mostra que tem um trabalho importante diante da pesquisa e extensão, aproveitando a nossa palma forrageira para tratar de lesões na pele e até mesmo para reduzir o colesterol. Na Assembleia Legislativa temos defendido sempre que o Governo do Estado preserve a autonomia financeira da Universidade para que mais pesquisas como essa possam ser realizadas”, destacou o deputado.

A pesquisa, coordenada pelo professor Bolívar Ponciano Damasceno, é financiada com recursos da Chamada Universal do CNPq e do PROPESQ UEPB, e já rendeu duas teses de Mestrado. Atualmente, dois trabalhos usando os mesmos produtos estão em pleno andamento.

Pesquisas concluídas – Pelo menos duas dissertações de mestrado foram concluídas no PPGCF usando a palma forrageira. O trabalho pioneiro, coordenado pelo professor Bolívar Damasceno, foi desenvolvido pelo estudante João Paulo Tavares Malheiro e teve como tema “Síntese, Caracterização e Aplicação do Acetato de Celulose a partir da Palma Forrageira Para Liberação Modificada de Fármacos”.

A outra pesquisa, “Micropartícula de Acetato de Celulose Sintetizado a partir da Palma Forrageira para a Obtenção de Sistema de Liberação Controlada do Captopril”, que também usa a palma para fins medicinais, foi desenvolvida pela estudante Alana Rafaela Albuquerque Barros.

Assessoria


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br