qua
20
nov
2019

HRPI-NOVEMBRO AZUL-Prefeitura de Princesa Isabel

O Hospital Regional de Princesa Isabel (HRPI) oferece nesta quarta-feira (20) atendimento médico especializado. O urologista Nadson Frederico de Medeiros, ministrou palestra sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata.

Foram atendidos 50 pacientes nesta quarta e na quinta-feira (21), serão atendidos cerca de 40 pacientes oriundos da Rede de Atenção Básica do Município. Os Exames de PSA – que é complementar ao Exame de Toque Retal, estão sendo realizados no Laboratório de Análises Clínicas do Município e estão sendo coletados no Posto de Coleta, no prédio onde funcionava o Hospital São Vicente.

Segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer, No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

O câncer da próstata pode ser identificado com a combinação de dois exames:
• Dosagem de PSA: exame de sangue que avalia a quantidade do antígeno prostático específico
• Toque retal: como a glândula fica em frente ao reto, o exame permite ao médico palpar a próstata e perceber se há nódulos (caroços) ou tecidos endurecidos (possível estágio inicial da doença). O toque é feito com o dedo protegido por luva lubrificada. É rápido e indolor, apesar de alguns homens relatarem incômodo e terem enorme resistência em realizar o exame.

Novembro Azul-HRPI

Ascom-PMPI


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br