qua
23
mar
2022

curso-merendeiras

Através da ação conjunta com as prefeituras municipais, a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Sedap, está promovendo cursos de Capacitação de Segurança Alimentar e Nutricional para merendeiras, cozinheiras e auxiliares de merendeiras. O objetivo é aprimorar a oferta de alimentação saudável aos alunos da rede pública, visando o aproveitamento integral de produtos agrícolas, uso de boas práticas de produção e manipulação de alimentos.

Os cursos são ministrados por assistentes sociais e extensionistas da Empaer nos municípios, a exemplo dos que aconteceram em Serraria, Ibiara e Santa Cecília. Está programada capacitação em Puxinanã, Aroeiras, Cacimba de Dentro e uma atualização em Pilões.

Em Santa Cecília e Serraria, o curso foi ministrado pela assistente social Aldenora da Silva, com a colaboração da nutricionista da rede municipal de Educação, Joseane Adelino, e da extensionista Juliana Ferreira de Lima, quando foi trabalhado o aproveitamento e preparo de alimentos, apresentando temas voltados à valorização e autoestima dos profissionais da merenda escolar. A abertura do curso aconteceu no Clube Recreativo Serrariense e teve a participação da secretária de Educação do Município, Niedja Karina.

Os Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional – COMSEAS – têm dado importante contribuição para a realização dessas capacitações. A presidente do COMSEA no município de Serraria, Juliana Ferreira, lembrou que em 2020 aconteceu semelhante curso para agricultores familiares do Sitio Matinhas que trabalham na produção e comercialização agroecológica. “Esse segundo momento com as merendeiras municipais estava marcado, contudo, logo na sequência veio a pandemia e só agora foi possível realizar esse momento tão ímpar para nossas merendeiras”, comentou.

Juliana informou ainda que as hortaliças utilizadas na capacitação foram colhidas no Projeto Mandala, que fica no Projeto de Assentamento Campo Verde, implantado a partir de uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano, Empresa Mandalla, Empaer e prefeitura municipal.

No município de Santa Cecília, assim como ocorre em outras cidades, a participação de representantes das Secretaria de Educação e da Agricultura tem sido importante para o sucesso das práticas de manipulação de alimentos.

Em Ibiara, a capacitação aconteceu com as merendeiras das escolas municipais, estaduais e creches com orientação de nutricionistas e contou com a participação dos extensionistas da Empaer Romeria Pereira, Nilson Brito Lira, Ivete Ramalho e Francisco Ramalho.

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br