seg
28
mar
2022

Queimadas

A criação de tilápias em tanques escavados traz novas perspectivas para a agricultura familiar. Nesta semana, agricultores dos municípios de Alagoa Nova e Boqueirão, acompanhados do extensionista Verneck Abrantes, da gerência regional da Empaer de Campina Grande, conheceram os projetos produtivos do agricultor Jorge Agostinho dos Santos, na comunidade Gravatá, no município de Queimadas.

Durante a visita, o produtor destacou os trabalhos realizados na comunidade que vêm apresentando bons resultados. Jorge trabalha com a criação da tilápia em três tanques, construídos em uma  área de um hectare, e também com a cultura de coco e, em breve, vai implantar uma área para o cultivo de limão e acerola. A água utilizada para irrigação tem como fonte um poço artesiano com vazão de aproximadamente 2000 litros por hora.

Para desenvolver as atividades, o produtor tem como fonte o sistema de energia solar, que possibilita a redução de custos. Os visitantes ficaram interessados no trabalho de piscicultura e de agricultura irrigada desenvolvido na propriedade. “Os agricultores que fizeram a excursão ficaram bastante interessados, fizeram muitas perguntas sobre as vantagens, desvantagens, dificuldades e benefícios do sistema produtivo de criação de tilápias”, explicou o extensionista.

Jorge Agostinho ressaltou que pretende diversificar o sistema produtivo na propriedade, com a criação de abelhas sem ferrão, avicultura, suinocultura e ovinos. “Foi uma excelente visita que durou toda a manhã, quando os visitantes agradeceram a disponibilidade e os ensinamentos da Empaer, em benefício do desenvolvimento da agricultura familiar regional”, completou Verneck.

Sobre os intercâmbios, o gerente regional da Empaer em Campina Grande, Ailton Santos, ressaltou a importância da troca de experiência. “Esses eventos visam o fortalecimento das entidades representativas dos agricultores, para que eles possam ter mais acesso às políticas públicas, lutem por seus direitos, e possam organizar sua produção de forma mais eficiente. É uma das ações da Empaer. Nós, como empresa pública de Extensão Rural da Paraíba, sempre vamos lutar para que agricultores de todo o estado se organizem e se estruturem suas comunidades visando a maior produtividade”, observou Ailton.

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br