ter
29
mar
2022

Umbuzeiro

Representantes de 13 associações comunitárias do município de Umbuzeiro, que integram a regional da Empaer de Campina Grande, participaram nesta semana de uma capacitação com o objetivo de fortalecer o associativismo entre produtores rurais. O evento também contou com integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Na ocasião, ficou definido que no dia 6 de abril vai acontecer uma oficina sobre aproveitamento de derivados do umbu, cultura que existe em toda a região, que é trabalhada de forma extrativista e poderá se constituir em uma nova fonte de renda para as famílias. Segundo o gerente da Empaer em Umbuzeiro, Clodoval de Albuquerque, os eventos são importantes para o fortalecimento da agricultura familiar na região e, consequentemente, criam oportunidade para a geração de emprego e renda.

A reunião aconteceu no Salão de Eventos da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (CRAS), teve a participação do presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Umbuzeiro (CMDRS), além dos presidentes, secretários, tesoureiros e conselheiros de 13 associações de agricultores familiares de Umbuzeiro. A capacitação teve como tema o fortalecimento de associação comunitário e do CMDRS, com palestras das extensionistas sociais Lourdinha Farias e Salete Brasileiro, com o acompanhamento do executivo da Gerência Operativa local da Empaer, Clodoval Bento.

Na ocasião, o secretário Municipal de Agricultura, Vivaldo Guerra, informou que a prefeitura municipal estava lançando o programa de corte de terra atendendo reivindicação de agricultores, com isso contribuindo para que o produtor rural possa aproveitar o período de inverno para o plantio de suas lavouras.

Para o gerente regional da Empaer, Ailton dos Santos, eventos como o de Umbuzeiro trazem um enorme benefício quanto ao fortalecimento da agricultura familiar.

“A Empaer fornece total apoio às entidades ligadas aos agricultores familiares, temos um grupo de profissionais especializados em associativismo, cooperativismo e extensionistas que estão à disposição das entidades representativas desses agricultores, sabemos que esses agentes produtivos organizados conseguem lutar e trazer mais benefícios para sua comunidade”, comentou.

Ele ressaltou que, assim, o assessoramento coletivo, tendo como base as associações, cooperativas, CMDRS e demais grupos formais ou informais dos agricultores familiares paraibanos é uma das ações mais importantes de extensão rural que a Empaer realiza.

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br