sex
08
mar
2024

TRE-PB_primeira-dama

A primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, foi homenageada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), em João Pessoa, durante solenidade, na manhã desta sexta-feira (8), para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, ocorreu, ainda, o lançamento da Revista Mulheres pela Democracia na Paraíba, que tem o selo da Editora A União, e do livro "A Mulher no Processo Eleitoral Brasileiro — A Luta pela Igualdade e Fraude à Cota de Gênero" , resultado de um grande estudo dos juristas eleitorais Fábio Leandro de Alencar, Fábio de Souza Pereira e Laplace Guedes.

A primeira-dama do Estado tem sido lembrada pelas ações em prol das mulheres paraibanas junto ao Governo, principalmente no fortalecimento do artesanato, que tem gerado renda e melhorado a vida de milhares de paraibanas. Ana Maria é presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde).

Na ocasião, Ana Maria Lins agradeceu a homenagem e destacou diversas ações do Governo da Paraíba para melhorar a qualidade de vida das mulheres, como a construção de uma rede hospitalar voltada para a população feminina. "É uma homenagem que me deixa muito feliz neste Dia Internacional da Mulher. O Governo do Estado não tem medido esforços para melhorar a vida de todas as paraibanas, e me sinto muito honrada poder ser parte de elo entre a mulher e o Governo do Estado. Aqui, se tem adotado diversas ações para fortalecer as políticas públicas em prol das mulheres — em breve vamos ter o Hospital da Mulher, temos as ações do Programa do Artesanato, que tem proporcionado independência financeira às nossas mulheres, entre outras", disse.

"Neste dia tão especial, quero parabenizar todas as mulheres. Mulheres que fazem seu trabalho com coragem, com orgulho, que acreditam e lutam por uma Paraíba cada vez melhor. Todas as mulheres, sem exceção, são importantes nesse processo de conquista, porque mostram que o lugar da mulher é onde ela quiser", ressaltou Ana Maria Lins.

A presidente do TRE-PB, Maria de  Fátima Maranhão, externou alegria pela celebração do 8 de Março. "Hoje, no Dia Internacional da Mulher, o Tribunal Regional Eleitoral celebra todas as mulheres — nossas servidoras, nossas advogadas e todas as mulheres paraibanas, aqui representadas pela primeira-dama Ana Maria Lins. Ana Maria Lins, gentilmente, veio até o nosso Tribunal e solicitou um olhar diferenciado para as mulheres quilombolas, para as mulheres indígenas. E esse olhar da primeira-dama tão meigo, tão comprometido com a mulher, faz dela merecedora dessa singela homenagem do TRE", afirmou.

A segunda-dama Camila Mariz, presente à solenidade, destacou o sentimento de satisfação pelas ações que o Governo da Paraíba vem adotando em prol da população feminina. "Comemorar o Dia da Mulher este ano é ainda mais especial, porque estou tendo a oportunidade de acompanhar o trabalho que o governador João Azevêdo vem, ao lado de Lucas Ribeiro, fazendo pela mulher paraibana, principalmente aquelas que mais precisam do poder público. É um sentimento de muita felicidade de ver que, apesar dos desafios, a Paraíba tem avançado em muitas frentes na proteção dos direitos da mulher", comentou.

A abertura da solenidade teve a apresentação da violonista Belle Soares, que executou um pot-pourri com o melhor da música nordestina — a exemplo de "Feira de Mangaio", de Sivuca. Logo em seguida, a programação da solenidade teve a palestra da professora Maria das Graças Santiago, que abordou a longa trajetória de lutas das mulheres por igualdade.

A solenidade do TRE-PB em homenagem ao Dia Internacional da Mulher foi acompanhada, ainda, pela vereadora de Campina Grande Eva Gouveia; pela ouvidora da Mulher, desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira, que na próxima semana assumirá a presidência do TRE-PB; pelo desembargador Osvaldo Trigueiro; Maria Cristina Paiva Santiago, ouvidora do TRE-PB, entre outras autoridades.

Legado registrado — Um dos pontos altos da solenidade do TRE-PB em homenagem ao Dia Internacional da Mulher foi o lançamento da Revista Mulheres pela Democracia na Paraíba, que tem o selo da Editora A União. Inspirada na exposição permanente "Mulheres pela Democracia", a obra conta a trajetória de 42 mulheres paraibanas que conquistaram os mais diversos espaços — do artesanato à magistratura, pioneiras na luta por direitos iguais.

A presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez, falou da importância da obra como fonte de registro desse importante legado feminino. "Uma obra como esta evita o desvirtuamento da imagens de mulheres como o que ocorreu com a jovem poetisa e professora Anayde Beiriz, que nos últimos anos tem tido sua história pessoal recontada, com destaque para o seu talento na escrita e seus pensamentos em favor dos direitos da mulher. A revista, de maneira positiva, reforça o compromisso com a evolução da mulher na conquista de diversos espaços", comentou.

Laplace Guedes, um dos autores do livro "A Mulher no Processo Eleitoral Brasileiro", destacou a importância da obra na proteção da cota de gênero no processo eleitoral. "A importância deste livro está justamente no empoderamento da mulher, porque a partir do momento em que a Justiça Eleitoral reconhece que a cota de gênero deve ser observada, conforme a Legislação, nós temos um outro instante, em que as mulheres vão ter oportunidade de conquistar espaços na política e lutar por essa pauta que tanto interessa ao gênero", disse.

Outra obra lançada e que também marcou as comemorações do TRE-PB pelo Dia Internacional da Mulher foi "Actas 1932 e 1933 — Tribunal Regional do Tribunal de Justiça Eleitoral da Parahyba".

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br