qua
05
nov
2014

:

"De recuo em recuo, Barack Obama abriu a porta e estendeu um tapete para o adversário, preparando-se para um patético final de governo", analisa Paulo Moreira Leite, após a oposição republicana ter assumido o Congresso dos EUA; "Com uma mensagem renovadora que lhe permitiu vencer o racismo da cultura norte-americana, e um prestígio externo que lhe permitiu ganhar o primeiro Prêmio Nobel preventivo da história, Obama dedicou-se a um exercício permanente de concessões exageradas, auto-enfraquecimento e perda de identidade", completa o ex-correspondente no país

247 – Em nova coluna em seu blog no 247, o jornalista Paulo Moreira Leite, que já trabalhou como correspondente nos Estados Unidos, analisa as lições da derrota do presidente Barack Obama nas eleições dessa semana, que acabaram com a oposição republicana assumindo o Congresso norte-americano.

"De recuo em recuo, Barack Obama abriu a porta e estendeu um tapete para o adversário, preparando-se para um patético final de governo", diz PML, lembrando que "a vitória republicana nas eleições legislativas superou as piores previsões de Barack Obama". Segundo ele, "o saldo, na partilha de cadeiras para o Senado, é a pior derrota democrata desde 1953". Leia abaixo um trecho de seu artigo:

Com uma mensagem renovadora que lhe permitiu vencer o racismo da cultura norte-americana, e um prestígio externo que lhe permitiu ganhar o primeiro Prêmio Nobel preventivo da história, Obama dedicou-se a um exercício permanente de concessões exageradas, auto-enfraquecimento e perda de identidade. Renunciou a gerar estímulos mais rápidos e maiores para a economia porque não queria confrontar-se com as preferências do capital financeiro, ainda que, em situação de miséria, este passasse o chapéu para receber ajuda. Afastou-se sem muito pudor dos movimentos populares que sustentaram sua candidatura a ponto de derrotar estruturas consolidadas do Partido Democrata aglutinadas em torno de Hillary Clinton. Evitou oxigenar a diplomacia dos Estados Unidos com novas alianças. Cultivou gestos e opções pequenas, típicas de grandes potências.

E aqui a íntegra.

Brasil 247


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br