qui
16
jul
2015

DSC02085
“Paraíba sai na frente na implantação do sistema”, afirma chefe do NES

A chefe do Núcleo de Economia da Saúde (NES) da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Shirleyanne Brasileiro, realiza, desde ontem (15), visita interna no Hospital Regional (HRPI) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Princesa Isabel para implantação do sistema Apurasus.

Os gestores das duas unidades de saúde, que já assinaram termo de compromisso com a SES, após participarem de uma capacitação (Curso Aplicado de Gestão de Custos em Saúde) para Implantação do Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC), estão entrando agora em novo estágio para implementar o sistema.

De acordo com Shirleyanne Brasileiro, “depois de treinados sobre assuntos como gestão e classificação de custos, metodologia de custeio, classificação dos centros de custos, itens de custo, itens de produção, os gestores serão direcionados para uma nova etapa”.

“Nesta fase, os gestores inicialmente aplicam-se à coleta e sistematização das informações que vão abastecer a ferramenta, isto é, a inserção dos dados no sistema. Após um prazo fixado, quando cada unidade estiver apta para cumprir suas atribuições, faremos a entrega efetiva do Apurasus”, assinalou.

Ela destacou que o Apurasus é uma prioridade do governo Ricardo Coutinho, que acompanhou e reconheceu a importância do sistema, que deve ser implantado em 38 unidades da rede estadual de saúde até o fim deste ano, iniciando 2016 com o programa operando plenamente em todo o sistema hospitalar do Estado.

“O programa, que apura os custos na rede hospitalar, foi implantando inicialmente em sete hospitais piloto: Arlinda Marques, Traumas de João Pessoa e Campina Grande, Maternidade Frei Damião, Complexo Hospitalar Clementino Fraga, Hospitais Regionais de Picuí e Cajazeiras. Com os resultados satisfatórios obtidos, vai alcançar toda a rede hospitalar e UPAs até o fim do ano”, afirmou.

A gestora da SES ressaltou ainda que o programa permite “detectar e conter os ralos dos gastos desnecessários, como também identificar em valores exatos tudo o que se gasta nas unidades, a exemplo de custo do paciente/dia, da cirurgia, do centro de custo, da refeição, entre outros dados”.

Desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde (MS), o Apurasus na Paraíba, segundo Shirleyanne Brasileiro, é destaque nacional. “O Ministério [da Saúde] acompanha de perto o empenho do governo do Estado, através da SES, via Núcleo de Economia, para atingir 100% do Apurasus, em primeiro lugar no País”, afirmou.

Na avaliação dela, “a implantação do Sistema Apurasus na rede hospitalar estadual traduz um avanço para a Paraíba. “A principal diretriz da gestão Ricardo Coutinho é a boa utilização do dinheiro público, com o máximo de eficiência e qualidade, em todas as áreas, destacadamente na Saúde. Isso é o grande diferencial desse governo, como uma das prioridades, e a nossa maior preocupação é efetivamente oferecer a prestação de contas ao nosso usuário sobre o uso correto e eficiente do dinheiro público”, finalizou.

Durante a visita técnica, que se prolonga até esta quinta-feira (16), a chefe do NES se reuniu várias vezes com os diretores do HRPI, Yohanna Patriota, (Administração) e Romério Braz (Financeiro), e da UPA, Alany Moura (Geral), além dos técnicos do Núcleo de Custos, Luciana França e Everaldo Medeiros.

DSC02075
Gestores da UPA e do HRPI, durante reunião de trabalho com a técnica da SES

 

Apurasus – É um sistema de informação disponibilizado pelo Ministério da Saúde em que todos os dados de gastos nas unidades de saúde do Estado são parametrizados e, assim, calculados os custos dos atendimentos finais nas unidades de saúde. O programa tem o objetivo de promover a implantação, o acompanhamento e o controle dos custos hospitalares das unidades do Governo.


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br