dom
21
ago
2016

zé simão_1Museu de Manaíra_2Valdeny Antas

Após sete anos de funcionamento, o Museu de Manaíra está prestes a fechar suas portas por ‘perseguição política’ do prefeito Zé Simão (PSDB), segundo denunciou neste domingo (21) o fundador e administrador da instituição, historiador Valdeny Antas Diniz.

Em nota distribuída à imprensa, o escritor diz que o pedido de devolução do prédio [de que Zé Simão é dono] onde funciona o Museu configura um ato de “perseguição política”, por não apoiar o grupo liderado pelo gestor tucano na disputa municipal de 2016.

No documento, Valdeny destaca que, após a Prefeitura romper uma parceria com a fundação que administra o estabelecimento, a manutenção do Museu – com despesas de conservação física, aluguel e funcionário – é bancada por ele próprio.

No texto, ele critica ainda o estilo autoritário do administrador, com agressão física e perseguição política “àqueles que não se dobram à sua vontade”.

Abaixo, a íntegra da denúncia:

PREFEITO ZÉ SIMÃO MANDA FECHAR MUSEU DA CIDADE DE MANAÍRA – PB

PERSEGUIÇÃO POLÍTICA: Após 7 anos de funcionamento, o Museu de Manaíra está para fechar suas portas por conta do estilo administrativo do Sr. José Simão, estilo de perseguição que faz, nos últimos 20 anos, àqueles que não se dobram à sua vontade.

Por não apoiar seu grupo político, agora, no início da atual campanha eleitoral, o Prefeito solicita a devolução do prédio do Museu ao seu administrador, Sr. Valdeny Antas Diniz, como forma de retaliação. Aliás, a cidade toda está sabendo de suas últimas atitudes: demissões, inclusive de pessoas que legalmente não poderiam ser afastadas do trabalho por estar dentro de período de gravidez, transferência de funcionários efetivos para locais desnecessários e tendo que contratar gente de fora para fazer o serviço que eles faziam, somente para demonstrar quem é que manda em Manaíra.

No início do funcionamento do Museu, o Prefeito prometeu um funcionário da Prefeitura para ajudar nas pesquisas sobre a História do Município. Dois dias depois mandou o funcionário retornar. Essas pesquisas foram feitas às custa do administrador do Museu, concluindo com sua apresentação à Comunidade, através do livro: MANAÍRA – Raízes Históricas de um Povo.

Havia um contrato de parceria para ajudar em algumas despesas do Museu, e o Senhor Simão mandou cortar, anos atrás, tendo, por consequência, provocado a extinção do Grupo Folclórico de Manaíra, que tanto bem fazia à juventude e alegrava a cidade.

Todos esses anos o administrador pagou, do próprio bolso, o aluguel do prédio do Museu, que atualmente está em R$ 440,00 (quatrocentos e quarenta reais) mensais. Paga a funcionária e todos os seus direitos trabalhistas de INSS, FGTS, férias, 13º salário etc., bem como as contas de água, luz, internet, impressão de trabalhos escolares, serviços de pesquisas de alunos, atendimento às escolas etc. Nunca ninguém pagou qualquer valor para utilizar-se de quaisquer serviços prestados pelo Museu.

Muitas ideias e projetos foram apresentados pelo Sr. Valdeny e seus amigos ao Senhor Prefeito, para ajudar no crescimento de Manaíra, em seu embelezamento, no desenvolvimento das artes, da cultura, do meio ambiente, da agricultura e da geração de emprego e renda. Todas foram recusadas. Porque o interesse do Senhor Prefeito não é o desenvolvimento de Manaíra nem de seu povo. Se o Senhor José Simão fosse um manairense, certamente defenderia seu povo e não sua eterna manutenção no Poder.

Até o prédio, que estava abandonado, foi mantido com muito zelo e responsabilidade, como demonstram as fotos de quando o receberam e de como está agora.

Essas informações servem para que a população tenha conhecimento de mais um prejuízo que sofre por conta de uma pessoa que não pensa no bem comum. Ainda está na memória de nossos conterrâneos a agressão física que o Prefeito fez ao citado administrador, na Câmara de Vereadores, fato que envergonhou até a própria família do Sr. Simão.

APROVEITEM, ENQUANTO PODEM, PARA VISITAR O MUSEU

MUSEU DE MANAÍRA - ANTES E DEPOIS

Valdeny Antas Diniz

Manaíra, 21 de Agosto de 2016

Notícias relacionadas

“Não tenho medo de morrer”, diz escritor em nota após denunciar ter sido agredido pelo prefeito Zé Simão

Historiador de Manaíra concede entrevista especial ao ‘Microfone Aberto’ do próximo domingo

O que é que Manaíra tem e Princesa não ? Um museu, pra chamar de seu


  Compartilhe por aí: 2 Comentários

2 respostas para “‘Prefeito Zé Simão manda fechar Museu de Manaíra por perseguição política’, diz historiador”

  1. Luiza A. Rabelo disse:

    O blog do reputado jornalista Princesence José Duarte traz matéria acerca do fechamento do museu de Manaira. Isto decorre do pedido do prédio por parte do prefeito da.nossa Cidade, Sr José Simão.

    Com este ato, o Sr Prefeito de Manaira-PB deixará sua marca indelével de perseguição e hipocrisia política.

    Na matéria, tem-se tb amplamente (e novamente) relatada, a agressão física cometida pelo Sr Prefeito ao Historiador e escritor, Dido Antas em tempos recentes.

    São esses os “democratas” que governam Manaira-PB.

    O prédio onde está locado o supracitado museu foi do Sr Antônio Antas, conhecido por ter sido o vereador manairence, à época, em legislatura por Princesa Isabel, a conduzir o processo de emancipação da nossa cidade.

    O prédio em questão foi adquirido pelo Sr José Simão, prefeito da nossa cidade.

    No momento, por interesse público, é pertinente a população levantar todo o histórico desse prédio. Lançar mão da lei de incentivo à cultura e quiçá, em ação pública, a justiça comum.

    Basta agora a direção do Museu ir à justiça. Certamente que conseguira reverter o quadro, pois este museu já se caracteriza como utilidade pública para a toda a região.

    É esse novo que defendem ? Contém – me mais.

    Minha solidariedade ao primo Dido Antas Diniz, pois, conforme este coloca na matéria, mantinha com recursos pessoais esse matrimônio da nossa Manaíra-PB.

    À nossa cidade, desejo bem aventurança de dias melhores; o clarear e a certeza que é o povo que pode. Decisões autoritárias como a que se apresenta não faz jus ao nosso momento.

  2. Elayne Kellane Antas Farias disse:

    Tenho certeza que a sociedade de Manaíra preza pela cultura e história do seu povo! As autoridades competentes irão intervir em prol da preservação do Museu! Acredito no bom senso e responsabilidade socio cultural de quem faz valer as leis e os direitos do povo de Manaíra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br